Aula 03 - SOCIALIZAÇÃO
Como nos tornamos um membro da Sociedade? Será que nossa "humanidade" tem uma determinação biológica? Quais os mecanismos este processo social se utiliza?
Vídeos interessantes para esta aula:
O Segredo das Crianças Selvagens
Domingo Espetacular - Menina-cachorro
sábado, 27 de agosto de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
Aula02 - Cultura
A aula 02 já está disponível: Cultura.
Na mesma pasta você encontrará o texto indicado para a leitura: se puder leia o livro todo, mas, caso o tempo esteja escasso, leia as partes principais que vão da página 07 a 24 e depois da página 65 a 101.
O que é Cultura? Que considerações devem ser feitas sobre a Cultura? Qual o papel da Cultura na compreensão dos fenômenos sociais? O que são as visões deterministas? Etnocentrismo e Relativismo Cultural?
Na mesma pasta você encontrará o texto indicado para a leitura: se puder leia o livro todo, mas, caso o tempo esteja escasso, leia as partes principais que vão da página 07 a 24 e depois da página 65 a 101.
O que é Cultura? Que considerações devem ser feitas sobre a Cultura? Qual o papel da Cultura na compreensão dos fenômenos sociais? O que são as visões deterministas? Etnocentrismo e Relativismo Cultural?
Aula 01 - Perspectiva Sociológica
A Aula 01 já está disponível: A Perspectiva Sociológica.
Como se desenvolveu a sociologia? Que fatores são importantes para compreender seu surgimento? Que tipo de análise a sociologia faz sobre a realidade? O que é "social"?
Como se desenvolveu a sociologia? Que fatores são importantes para compreender seu surgimento? Que tipo de análise a sociologia faz sobre a realidade? O que é "social"?
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Início das Aulas
Prezados Alunos,
Boas Vindas!
sou o Prof. Amaro Braga e este será o blog da nossa disciplina: Sociologia Geral no curso de Comunicação Social (relações públicas e jornalismo).
A ausência de aula no dia 10 de agosto se deve a minha participação no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, em Salvador.
Nossas aulas só serão iniciadas em 15 de agosto de 2011.Por este blog manteremos contato e ficarei disponibilizando todos os materiais de uso da disciplina e os avisos importantes.
Quaisquer dúvidas, entrem em contato: amaro@ics.ufal.br
Até o nosso encontro,
Prof. Amaro Braga
Boas Vindas!
sou o Prof. Amaro Braga e este será o blog da nossa disciplina: Sociologia Geral no curso de Comunicação Social (relações públicas e jornalismo).
A ausência de aula no dia 10 de agosto se deve a minha participação no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, em Salvador.
Nossas aulas só serão iniciadas em 15 de agosto de 2011.Por este blog manteremos contato e ficarei disponibilizando todos os materiais de uso da disciplina e os avisos importantes.
Quaisquer dúvidas, entrem em contato: amaro@ics.ufal.br
Até o nosso encontro,
Prof. Amaro Braga
2011.2 | Plano de Ensino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL RP/JOR
SOCIOLOGIA GERAL | 40h
2011.2 | PROF. AMARO BRAGA
EMENTA:
As condições históricas e sócio-culturais que possibilitaram o surgimento, a formação e o desenvolvimento da Sociologia. A contribuição de Augusto Comte, Emile Durkheim, Karl Marx, Friedrich Engels e Max Weber para a compreensão dos conceitos básicos da análise sociológica e da dinâmica da sociedade capitalista contemporânea. Estudos de temas da sociologia contemporânea: Minorias, Pobreza, Violência e Ecologia;
OBJETIVOS:
Fomentar e desenvolver o raciocínio sobre a influência da Cultura e das Relações Sociais na formação e condução do Comportamento do Indivíduo;
Instruir o panorama sobre a sociedade de maneira crítica e reflexiva;
Promover aproximações teóricas e práticas da Sociologia com a Comunicação;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I:Desenvolvimento e Surgimento da Sociologia
Módulo II: Homem, Cultura e Sociedade: Interrelações
a.Cultura; b.Socialização; c.Status e Papel Social; d.Grupos; e.Controle Social; f.Processos Sociais;
Módulo III: Teorias Clássicas da Sociologia
a.Emile Durkheim e o Funcionalismo; b.Karl Marx e a Teoria do Conflito; c.Max Weber e a Teoria da Ação Social
Módulo IV: Instituições Sociais
a.Familias; b.Gênero e Sexualidade; c.Raça e Etnicidade; d.Pobreza e Exclusão; d.Trabalho; e.Crescimento Populacional e Crise Ecológica; f.Doença e Saúde
MÉTODOS E TÉCNICAS:
Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e audiovisuais;
Produção de textos de resumo sobre as leituras indicadas;
Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Prova escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática sobre assuntos solicitados;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARON, R. As etapas do pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995
GUIDDENS. A. Sociologia. São Paulo: Artmed, 2005
NOVA, S. V. Introdução à Sociologia. Ed Atlas, São Paulo, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BERGER, P.; BERGER, B. Socialização:Como ser um membro da Sociedade. In: FORACCHI, M.M. E MARTINS, F.S. (org.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. p.169-181.
BERGER, P.; BERGER, B. O que é uma Instituição Social¿. In: FORACCHI, M.M. E MARTINS, F.S. (org.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. p.163-168.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio. de Janeiro: Zahar Editor. 1997.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL RP/JOR
SOCIOLOGIA GERAL | 40h
2011.2 | PROF. AMARO BRAGA
EMENTA:
As condições históricas e sócio-culturais que possibilitaram o surgimento, a formação e o desenvolvimento da Sociologia. A contribuição de Augusto Comte, Emile Durkheim, Karl Marx, Friedrich Engels e Max Weber para a compreensão dos conceitos básicos da análise sociológica e da dinâmica da sociedade capitalista contemporânea. Estudos de temas da sociologia contemporânea: Minorias, Pobreza, Violência e Ecologia;
OBJETIVOS:
Fomentar e desenvolver o raciocínio sobre a influência da Cultura e das Relações Sociais na formação e condução do Comportamento do Indivíduo;
Instruir o panorama sobre a sociedade de maneira crítica e reflexiva;
Promover aproximações teóricas e práticas da Sociologia com a Comunicação;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I:Desenvolvimento e Surgimento da Sociologia
Módulo II: Homem, Cultura e Sociedade: Interrelações
a.Cultura; b.Socialização; c.Status e Papel Social; d.Grupos; e.Controle Social; f.Processos Sociais;
Módulo III: Teorias Clássicas da Sociologia
a.Emile Durkheim e o Funcionalismo; b.Karl Marx e a Teoria do Conflito; c.Max Weber e a Teoria da Ação Social
Módulo IV: Instituições Sociais
a.Familias; b.Gênero e Sexualidade; c.Raça e Etnicidade; d.Pobreza e Exclusão; d.Trabalho; e.Crescimento Populacional e Crise Ecológica; f.Doença e Saúde
MÉTODOS E TÉCNICAS:
Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e audiovisuais;
Produção de textos de resumo sobre as leituras indicadas;
Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Prova escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática sobre assuntos solicitados;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARON, R. As etapas do pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995
GUIDDENS. A. Sociologia. São Paulo: Artmed, 2005
NOVA, S. V. Introdução à Sociologia. Ed Atlas, São Paulo, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BERGER, P.; BERGER, B. Socialização:Como ser um membro da Sociedade. In: FORACCHI, M.M. E MARTINS, F.S. (org.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. p.169-181.
BERGER, P.; BERGER, B. O que é uma Instituição Social¿. In: FORACCHI, M.M. E MARTINS, F.S. (org.). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. p.163-168.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio. de Janeiro: Zahar Editor. 1997.
Assinar:
Postagens (Atom)