sexta-feira, 5 de abril de 2013

Oficina HQ


ECOS042 - OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS - 40h

EMENTA: História das Histórias em Quadrinhos; Composição Estética de HQs; Sistemas de Produção e Publicação no Brasil e no Mundo; Linguagens e estilos de HQ; Análise Crítica de publicações; Representações, psicologia e psicanálise nas HQs; Jornalismo em Quadrinhos; Sociologia das HQs; Técnicas de produção, desenho e finalização de uma HQ; Técnicas de Roteirização e Quadrinização; Produção de Fanzines. 

A proposta é fazer uma varredura sobre tudo que é relacionado às histórias em quadrinhos, visando compreender o processo de produção dos estilos (mangás, comics, gibis e dandé dessinées). serão expostas as principais teorias sobre o design e a estética de histórias em quadrinhos e o exercício de análise destas produções em diversas perspectivas (jornalística, histórica, psicológica e sociológica). O foco será variável de acordo com o perfil do público: Para os participantes que desenham, as técnicas de desenho e finalização, tradicionais e computadorizadas; Para os que querem atuar na produção de roteiros, as técnicas de roteirização e quadrinização; Para os que querem atuar na crítica, as técnicas de análise de publicações. No fim, a oficina fará a produção e publicação de um fanzine.

Quartas-feiras, das 17h as 18h50.
Local: Sala do ICS.

Matricule-se como aluno de disciplina eletiva (matrícula no sistema acadêmico) ou participe livremente como atividade de extensão (inscrições no dia 17 de abril no ICS).